Psicóloga / Psicanalista Flavia Bonfim - Atendimento - Cursos - Eventos - Textos
Contatos: (21) 98212-6662 / 2613-3947 (Secretária eletrônica)

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Biografia: Vida e Ensino de Lacan

  • 1901: Em 13 de abril, nasce em Paris, Jacques-Marie Émile Lacan.
  • 1919: Inicia a faculdade de medicina e paralelamente estuda literatura e filosofia, aproximando-se dos surrealistas.
  • 1928: Trabalha como interno da  Enfermaria Especial para alienados da Chefatura de Polícia (para onde eram levados os loucos considerados “perigosos”) situada no setor de Psiquiatria no Hospital Sainte-Anne. Ali, conhece o psiquiatra Clérambault, considerado por Lacan seu único mestre na psiquiatria.
  • 1931:  Inicio da residência em Psiquiatria no Hospital Sainte-Anne  e começo do tratamento de Aimée –  caso que o levaria a estudar mais a paranóia e que fez parte de sua tese de doutorado. Aimée, cujo nome verdadeiro era Marguerite Pantaine, tentou assassinar a atriz Huguette Duflos na porta do teatro em 1931, tendo parecer de “delírio sistemático de perseguição à base de interpretação com tendências megalomaníacas e substrato erotomaníaco”.
  • 1932: Inicia sua análise com Rudolf  Loewenstein. Defende a sua tese de doutorado, Da psicose paranóica em suas relações com a personalidade.
  • 1934: Casamento com Marie-Louise Blondin, tendo três filhos. Caroline (1937), Thibault (1939) e Sybille (1940).
  • 1936: Inicio de sua clínica particular. Seu primeiro trabalho a ser apresentado num congresso da Associação Internacional de Psicanálise (IPA), no qual trazia a discussão sobre o estádio do espelho, é interrompida no meio por Ernest Jones, discípulo e biógrafo de Freud. Esse congresso tinha como pano de fundo uma verdadeira batalha que se iniciava entre Anna Freud, Melaine Klein e seus respectivos seguidores e talvez devido ao clima de tensão instaurado, Lacan tenha sido interrompido, fato este que o marcou profundamente.
  • 1938: Começa a ter relações com Sylvia Bataille, ex-mulher do escritor e filósofo Georges Bataille. Torna-se membro da Sociedade Psicanalítica de Paris (SPP). Lacan desenvolveu seu trabalho teórico fora do meio psicanalítico, embora participasse de alguns debates na SPP.
  • 1941: Separa-se de Marie-Louise. Nasce Judith Sophie, filha de Lacan com Sylvia. Muda-se para a Rue de Lille, n° 5, onde passa a morar e praticar a psicanálise até sua morte.
  • 1950:  Começo do projeto de “Retorno a Freud”, baseado na crítica que os conceitos freudianos haviam sido perdidos ou distorcidos pelos pós-freudianos. Dá início aos seus Seminários, realizados semanalmente, sendo freqüentado por filósofos, psicanalistas e escritores.
  • 1951: A falta de rigidez na duração dos atendimentos por meio de sua técnica de sessões curtas gera controvérsias na SPP. As regras estabelecidas pela IPA determinavam análises de pelo menos quatro anos de duração, com quatro ou cinco sessões semanais de pelo menos cinqüenta minutos. Todos os analistas didatas da SFP deveriam seguir  as regras- padrão relativas à formação.
  • 1953: Divergências com a SPP. O conflito incidia sobre a questão da formação dos analistas e denunciava como o autoritarismo médico atrelado a um modelo universitário de formação estava incidindo sobre a psicanálise. /  Realiza conferências importantíssimas como "O mito individual do neurótico" (em que utiliza pela primeira vez a expressão Nome do Pai), "O real, o simbólico e o imaginário" (que coloca seu ensino sob o signo do "retorno a Freud") e "Função e campo da palavra e da linguagem em psicanálise" (ficando conhecida como “Discurso de Roma”). / Deixa a SPP junto com Daniel Lagache, Françoise Dolto e outros 40 analistas. Funda a Sociedade Francesa de Psicanálise (SFP). Ao desligarem-se da SPP esses analistas deixaram de ser membros da IPA. A situação ficou bastante delicada, pois, se pretendiam se distanciar de uma tradicional instituição psicanalítica francesa, mas ao mesmo tempo não pretendiam romper com a legitimidade freudiana. Assim, rapidamente começou uma negociação para sua reintegração a IPA. /  Realiza o seminário Os escritos técnicos de Freud, primeiro a ser registrado por estenotipista, possibilitando posterior publicação.
  • 1963: Segunda divisão no movimento psicanalítico da França: Lacan e Dolto são impedidos de exercer suas funções de analistas didatas pela IPA. Lacan chama essa proibição de excomunhão. Nesse momento, Lacan estava realizando o seminário intitulado “Os nomes-do-Pai”.
  • 1964: Lacan funda a Escola Freudiana de Paris (EFP) com antigos alunos como Françoise Dolto, Maud e Octave Mannoni, Serge Leclaire, Moustapha Safouan e François Perrier. A partir de sua excomunhão, Lacan interrompe seu ensino sobre “Os nomes-do-Pai” passa a falar sobre “Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise” (Seminário 11). O jovem Jacques Alain-Miller começa a frequentar os seminários. Lacan fica entusiasmado e aprova a forma com a qual ele transcreve suas aulas e Miller é escolhido para passá-las para formato de livros. O Seminário 11 foi o primeiro a ser publicado.
  • 1966: Publicação de Escritos e criação da coleção Campo Freudiano, dirigida por Lacan. Casamento de sua filha Judith com Miller.
  • 1967: Propõe a criação do "passe", dispositivo que visava substituir da análise didática como parametro para formação do analista.
  • 1968: Lançamento da revista Scilicet, do Campo Freudiano.
  • 1973: Publicação da transcrição do Seminário XI, Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise, realizado em 1964. A partir daí, os seminários passam a ser editados segundo esse procedimento.
  • 1975: Lançamento de Ornicar? ( Boletim do Campo Freudiano)
  • 1980: Anuncia a dissolução da EFP. Lacan Redige seu testamento, escolhendo Judith como herdeira universal e nomeado Miller o responsável legal por sua obra publicada e inédita.
  • 1981: Morre em Paris no dia 09 de setembro aos 80 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário