Psicóloga / Psicanalista Flavia Bonfim - Atendimento - Cursos - Eventos - Textos
Contatos: (21) 98212-6662 / 2613-3947 (Secretária eletrônica)

sábado, 2 de março de 2013

I CONGRESSO BRASILEIRO DE CAPSi NA UERJ

I CONGRESSO BRASILEIRO DE CAPSi

CONVOCATÓRIA

   Há muito que os profissionais engajados no trabalho da rede de atenção psicossocial infantil e juvenil no Brasil anseiam por um encontro nacional no qual possam discutir com seus pares a sua prática: feitos, impasses, desafios, agruras, espinhos, frutos.
   Um trabalho como este é, a um só tempo, difícil, angustiante, espinhoso, entusiasmante e fascinante. Coloca permanentemente à prova a capacidade inventiva de cada um, no sentido de criar, no calor da hora e sem ensaio prévio, soluções para o que parece insolúvel. Mas por isso mesmo exige direção de trabalho: princípios, diretrizes, eixos e, enfaticamente, rede! Parceria é a palavra-chave, e palavra de ordem. As ações conjuntas, conjugadas, as inter-ações, são o norte do trabalho, que exige alteridade, laço, elo, relação. Na lógica do “eu sozinho decido”, do “meu serviço resolve”, do “meu setor dá conta”, o naufrágio é certo.
   Por isso um Congresso Brasileiro de CAPSi é mais que oportuno, necessário, desejado, exigível. Seu lugar está desenhado no mapa do campo, só nos resta realizá-lo.
    E por que um Congresso de CAPSi? Exatamente para expressar, desde a própria denominação do título do congresso, uma concepção e uma lógica: a lógica de rede, de enlace, de articulação. Se CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial infantil e juvenil não significar em seus próprios termos esta concepção coletiva, intersetorial, inter-equipamentos, social, então ele não significará mais nada. Não lhe cabe uma concepção banal, de um mero serviço a mais, e, menos ainda, a de um serviço especializado. A condição da especialidade não lhe convém porque ele é o polo de encarnação territorial de uma política pública, e esta política é essencialmente aberta à diversidade, à inclusão radical da loucura e da diferença no seio do tecido social. É a política que rege e resulta, a um só tempo, da Reforma Psiquiátrica Brasileira e seus princípios anti-manicomiais.
    Em um momento no qual a gestão pública direta da saúde mental se vê atravessada por enormes desafios (a imixão das OS, as políticas anti-drogas, o lugar da saúde mental na atenção básica), pareceu-nos que a Universidade Pública, em sua função de parceira da sociedade e das instâncias gestoras em todos os níveis (federal, estadual e municipal), poderia e deveria assumir a dianteira na proposta de realização de um Congresso Brasileiro de CAPSi. Trata-se de introduzir mediação ali onde ela falta.
   Duas Universidades Públicas sediadas no Rio de Janeiro – a UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – através de duas unidades acadêmicas e dois programas de Pós-Graduação – o Programa de Pós-graduação em Psicanálise do Instituto de Psicologia e o Programa de Estudos e Pesquisas da Ação e do Sujeito (PEPAS), do Instituto de Medicina Social; e a UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – através do NUPPSAM – Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas de Saúde Mental, do Instituto de Psiquiatria (IPUB), constituem o núcleo inicial proponente do Congresso, ao qual virão agregarem-se outros programas de outras universidades públicas, associando-se a este ato amplo e público de proposição.
   Os CAPSi da toda a rede nacional são chamados a se tornarem convocantes do Congresso, na medida de seu desejo e de suas possibilidades.
   Todas as instâncias e níveis da gestão pública de saúde mental (municipais, estaduais e federal) são chamadas a apoiar o Congresso Brasileiro de CAPSi, na condição de co-realizadores, para que o Congresso se realize de forma efetivamente ampla, nacional e pública.
   O Congresso será realizado nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2013, no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.
Suas atividades serão organizadas em torno de três grandes eixos temáticos:
I)                   O lugar da atenção psicossocial no SUS
II)                 O mandato clínico-territorial do CAPSi
III)              A construção da rede ampliada de atenção e a intersetorialidade
Cada um desses temas será atravessado por um tema transversal aos três: Formação Profissional, Supervisão e Pesquisa/Produção de Conhecimento.

A estrutura organizacional do Congresso incluirá as seguintes modalidades:
PLENÁRIAS:
   As plenárias ocuparão a parte da manhã e visam introduzir, aprofundar e abrir questões para amplo debate do tema eixo de cada dia.

RODAS DE CONVERSA:
   As Rodas de Conversa se realizarão em salas simultâneas, no primeiro período da tarde, formadas em torno dos sub-temas do Congresso, que resultarão das propostas feitas pelos diferentes Núcleos Regionais Preparatórios ao Congresso, que indicarão esses sub-temas a partir das questões, dificuldades e particularidades locais, de modo a que o Congresso tenha em sua malha temática a efetiva participação do campo da atenção psicossocial brasileira, garantindo um congresso brasileiro não apenas pela extensão de sua amplitude geográfica, mas pela própria constituição temática que o animará.

MESAS-REDONDAS SIMULTÂNEAS:
   Na parte final da tarde de cada dia ocorrerão as Mesas-Redondas Simultâneas, que conterão os trabalhos que forem encaminhados ao Congresso para apresentação, e que deverão ser avaliados pela Comissão Científica.

POSTERS:
Haverá a apresentação de Posters durante todo o tempo de realização do Congresso, que poderão versar sobre experiências dos CAPSi ou outros aspectos que possam ser tratados nesta modalidade de apresentação.


TRIBUNA:
   Uma nova modalidade de atividade, a Tribuna, ocorrerá no final de cada manhã, entre 11 e 12 horas, após as Plenárias. Este dispositivo inovador visa a ampliar o caráter participativo dos congressistas, bem como permitir que as questões tratadas possam ser retomadas, de modo elaborativo, pelos participantes.

   As bases estão lançadas! Mas sobre elas só se edificará um Congresso Brasileiro de CAPSi com toda a sua força e amplitude, em caráter nacional, se cada Núcleo Regional Preparatório fizer sua parte, que é imediata, e que consiste em enviar à Comissão Organizadora as sugestões de sub-temas que animarão as Rodas de Conversa e que darão o diapasão das questões, anseios,  preocupações e propostas que pavimentarão as vias pelas quais o campo de atenção psicossocial infanto-juvenil do Brasil poderá fazer seus avanços, e que lhe são tão necessários.

   Para envio das propostas temáticas dos Núcleos Regionais Preparatórios, assim como para demais informações, mandar correspondência para:
Endereço Eletrônico do I Congresso Brasileiro de CAPSi: concapsi2013@gmail.com


COMISSÃO ORGANIZADORA

Edith Lauridsen Ribeiro (CSM/SP)
Luciano Elia (PGPSA/IP-UERJ)
Maria Cristina Ventura Couto (NUPPSAM/IPUB/UFRJ)
Rodrigo Chaves Nogueira (CERSAMI/Betim/MG)
Rossano Cabral Lima (PEPAS/IMS/UERJ)




Nenhum comentário:

Postar um comentário