Psicóloga / Psicanalista Flavia Bonfim - Atendimento - Cursos - Eventos - Textos
Contatos: (21) 98212-6662 / 2613-3947 (Secretária eletrônica)

sábado, 2 de abril de 2011

ACONTECEU....

MESA REDONDA DE PSICANÁLISE - NITERÓI/RJ

Por Flavia Bonfim

Aconteceu neste sábado, dia 02/04/2011, a Mesa redonda "O DISCURSO PSICANALÍTICO NAS INSTITUIÇÕES" com os palestrantes: Cláudia Pitanga (Associação Fluminense de Reabilitação), Denise Jalles (Centro de Atenção Psicossocial Zé Garoto) e Rogerio Quintella (Universidade Salgado de Oliveira), sendo um marco nas atividades que envolvem a Pós-Graduação "Psicanálise: Perspectiva Clínico-Institucional" da Universo.

Denise Jalles foi a primeira a falar, com o trabalho: "Psicanálise no Coletivo: os Centros de Atenção Psicossocial e a prática entre vários." A psicanalista relatou sua experiência no Capsi de São Gonçalo, enfatizando a dimensão da "Prática entre vários" na rede de Saúde Mental versus uma postura de especialismo e defendeu a importância  do analista sustentar uma posição  de um não saber a priori  frente as questões do tratamento do sofrimento psíquico na psicose infantil e do autismo.

Posteriormente, Cláudia Pitanga apresentou o trabalho "A Psicanálise nas Instituições: apostas, desafios e perspectivas", no qual abordou o histórico da inserção do psicólogo no contexto institucional no Brasil. Além disso, ela falou sobre a tensão existente entre o discurso do analista e os outros campos saberes, bem como ressaltou  a especificidade do trabalho de escuta do psicanalista na instituição em sua aposta no aparecimento do sujeito e de seu desejo frente as questões que o acometem.

Por último, tivemos Rogério Quintella com o trabalho intitulado: "O Discurso do Analista nas Instituições e as propostas no campo da Pós-Graduação". Como o próprio título de sua apresentação sugeria, ele abordou os quatros discursos propostos por Lacan – Discurso universitário, Discurso do mestre, Discurso da histérica e Discurso do analista –  como via de pensar o lugar de objeto a do analista, como agente, a produzir um sujeito em contraposição a posição ocupada pelo mestre tão comumente reproduzido no âmbito institucional. Como coordenador da Pós-Graduação, Rogério também apresentou a proposta do curso, suas disciplinas e seus objetivos.
       
Posso dizer que foi uma manhã muito fecunda,  com "gostinho de quero mais", que permitiu aos ouvintes terem uma prévia de como será a Pós-Gradução.

ATENÇÃO!!!!!

Lembro que as  pessoas interessadas em cursar a especialização devem, por uma exigência do regimento interno da Universo, realizar a pré-inscrição para que as aulas se iniciem. A pré-inscrição não exige nenhuma taxa, serve apenas para efeito de formação da turma.  A pré-inscrição deve ser feita na Rua Marechal Deodoro, 263, Bloco B, 3o andar - Direção de Pós-Graduação, com a funcionária Marcela. Os documentos necessários são:Cópia do Diploma (pode ser cópia de Declaração de Conclusão de Graduação ou Histórico Escolar da Graduação concluída);
Cópia do RG e CPF
Cópia do comprovante de Residência
Cópia da certidão de nascimento ou casamento
2 fotos 3X4

Nenhum comentário:

Postar um comentário